Sunday 17 August 2014

VIDA PRATICA: COMO CONVIVER COM IDIOTAS


Conselhos praticos para aqueles que, como eu, tem de passar boa parte do seu tempo cercado por idiotas de todos os calibres.

Criado por LH Almeida e 1 outro
Você os vê parados na sua frente no mercado. Talvez você tenha topado com eles no trabalho, na escola -- ou pior de tudo, na sua família! Eles são... idiotas. E infelizmente, eles estão em todos os lugares. Mas isso não significa que você deve deixá-los irritarem você ou ficar horas frustrado pela completa falta de capacidade deles em serem humanos racionais e entenderem as coisas. Nem sempre dá pra ignorá-los, mas você pode encontrar um meio efetivo e menos arrasador de lidar com eles. Bem, como você realmente faz isso? Continue a ler e descubra.

Parte 1 de 3: Ajustando sua Perspectiva

  1. 1
    Diminua seu padrão de exigência. Isso é difícil, mas muito importante. Parte da razão de você se frustrar constantemente com a estupidez alheia é porque você espera que todo mundo seja tão esperto quanto você, seus melhores amigos ou as pessoas que você mais respeita. Entretanto, como diz o ditado "O mundo precisa de todos os tipos de pessoas" -- e isso inclui os estúpidos! Lembre-se de que a pessoa "média" não vai atender às suas altas expectativas de como alguém deve pensar e agir, e diminua seu padrão de exigências de acordo com isso.
    • Se você não espera que as pessoas sejam inteligentes e respeitosas, então você será positivamente surpreendido quando elas são, ao invés de ficar constantemente decepcionado com sua falta de capacidade.
  2. 2
    Entenda que eles podem não ter tido as mesmas vantagens que você. Uma das razões por você ser tão inteligente é que você veio de um lar amoroso, teve ou tem uma boa educação, e que você não teve que passar tempo demais tomando conta de pessoas da sua família, trabalhando meio-período enquanto estudava ou teve outras responsabilidades que impediam você de passar tanto tempo trabalhando na sua inteligência. Quando alguém idiota frustra você, apenas se pergunte se a pessoa teve todas as oportunidades que você teve -- na maior parte das vezes, você verá que este não é o caso.
    • Lembre-se de tratar cada pessoa de forma individual, para diminuir suas frustrações, já que vai constantemente se perguntar por que essa pessoa não age como você.
  3. 3
    Entenda que você não conseguirá mudar suas mentes. Isso é outro ponto importante antes de você se irritar com idiotas. Você pode pensar que a razão ou os fatos vão vencer o tempo todo, e aquela pessoa estúpida vai sair da conversa pensando "Uau, nunca pensei nisso desse jeito..." depois que você der e a ele ou ela uma boa dose de lógica. Isso dificilmente vai acontecer; se uma pessoa é idiota, então ele ou ela vai ver as coisas da uma forma sempre diferente.
    • Se você entender que, por mais que você tenha opiniões bem válidas e razoáveis, você não vai convencer idiota do seu ponto de vista com facilidade, você vai parar de tentar. E se parar de tentar fazer um idiota ver seu ponto de vista, então você terá uma probabilidade menor de ficar frustrado.
    • Lembre-se de que seu objetivo não é fazer o idiota concordar com você; é manter-se calmo e são enquanto lida com ele ou ela.
  4. 4
    Não julgue um peixe por sua habilidade de subir em uma árvore. Como Albert Einstein disse uma vez, "Todo mundo é um gênio. Mas se você julgar um peixe por sua habilidade de subir em uma árvore, ele vai passar a vida toda acreditando que é estúpido." Isso significa que você deve considerar o fato de que a pessoa com quem você fala não seja realmente burra, apenas o é em uma ou duas áreas nas quais você gostaria que ela fosse inteligente. A garota na sua sala de matemática que não consegue somar pode ser uma excelente poetisa; o cara que não consegue acertar no seu pedido num café pode ser um ótimo músico. Pare de pensar que só há uma forma de ser inteligente ou burro, e você começará a ver que as pessoas são mais capazes do que você pensa.
    • Pense nisso: se as pessoas só podem ser inteligentes ou burras de uma forma, então deve haver pessoas por aí que pensam que VOCÊ não é muito esperto. E isso não é verdade, certo?
  5. 5
    Tente ver qualquer situação por outra perspectiva. Outra forma de mudar sua abordagem em relação a pessoas burra é considerar a situação pelo ponto de vista delas. Claro, você pode pensar que só há uma forma de ver a questão da liberação da maconha, ou que apenas você pode estar certo em relação a ser vegetariano, mas antes de você se exaltar, certifique-se de que você tem uma boa noção dos argumentos do outro lado, e tente ver que realmente pode haver outro lado da história.
    • Além disso, ver as origens da pessoa pode ajudá-lo a entender sua visão de mundo -- se ela cresceu em uma cidade pequena do interior, enquanto você cresceu numa grande cidade, então vocês não vão ter o mesmo ponto de vista sobre as coisas.
  6. 6
    Arme-se de conhecimento. Conhecimento é poder. Especialmente quando você está lidando com pessoas que não o tem. Se você quer lidar com uma pessoa burra, a melhor forma de se fazer isso é apresentar os fatos de forma clara e simples. Leia tanto quanto puder sobre o assunto, ouça a podcasts, assista às notícias, leia artigos, e certifique-se de que você tem uma boa noção de um conceito antes de começar a falar sobre ele. Quanto mais fatos, estatísticas e argumentos você conhecer, mas fácil será de calar a boca de uma pessoa estúpida.

    • Por mais que seu objetivo não precise necessariamente ser provar que você está certo ao falar com uma pessoa burra (qual o sentido em fazer isso?), quanto mais a pessoa vir que você sabe sobre o assunto, menor será a probabilidade de ela querer continuar a discussão.

Parte 2 de 3: Sendo Inteligente

  1. 1
    Evite tópicos polêmicos. Se você quer lidar com uma pessoa burra neste momento, a melhor coisa a se fazer é evitar falar sobre qualquer coisa que possa deixá-las irritadas, chateadas ou fazê-las iniciarem uma cruzada para provar que você está errado. Se você sabe que a pessoa é estúpida e tem opiniões estúpidas, então por que perder seu tempo falando sobre algo sério -- que pode significar muito pra você? Apenas fale sobre amenidades, ("Oi, como vai você? Será que vai chover?") se tiver que conviver com a pessoa diariamente, não perca tempo entrando em tópicos que gerarão polêmica.
    • Mesmo se você sabe que essa pessoa tem opiniões estúpidas sobre um tópico controverso e você quer apenas "pegá-lo", resista à tentação. Não vale a pena -- nem pra você, nem pra sua pressão sanguínea.
  2. 2
    Mate todos com simpatia. Se uma pessoa está agindo de forma excepcionalmente estúpida, provavelmente a última coisa na qual você pensa é em ser simpático com ela. O que é a razão principal para você agir com a maior simpatia possível. Se você é tão simpático quanto possível, seu comportamento irá desarmar e possivelmente confundir a pessoa burra, deixando-a com pouca coisa a fazer, a não ser retribuir a simpatia e parar de ser tão estúpida. Se você é rude, condescendente ou mesmo mau, isso irá encorajar a pessoa a continuar sendo tão burra quanto uma porta. Respire fundo e seja legal, não importa o quão difícil isso seja, e a pessoa burra vai parar de irritá-lo tanto.
    • Lembre-se de que é muito mais fácil ser educado e simpático do que mau e sarcástico. Ser mau faz mal pro seu espírito e pros seus níveis de stress, e você estará fazendo um grande favor para seu bem-estar mental ao ser o mais simpático que puder.
  3. 3
    Evite debates inúteis. Isso tem a ver com evitar tópicos polêmicos. Se a pessoa burra acaba levantando um tópico polêmico e divide com todos sua opinião idiota sobre o assunto, resista à vontade de provar que a pessoa está errada. Seja educado, diga algo como "Cada um tem suas opiniões", ou "que interessante", sem mencionar que você discorda completamente. Então, mude o assunto ou peça licença para sair da conversa.
    • Não há absolutamente razão alguma em entrar num debate com uma pessoa burra, mesmo se você achar que isso irá deixá-lo temporariamente aliviado.
  4. 4
    Controle suas emoções. Pessoas estúpidas são profissionais em deixar todo mundo ao seu redor incomodado ou irritado. Mas de agora em diante, você não vai deixá-las afetarem você desta forma -- não há razão para isso. Se você quer ser a pessoa dominante na conversa, então você tem que ficar frio; controlar suas emoções é ser inteligente. Você não quer ficar parecido com o idiota só porque você não consegue controlar o que sente.

    • Seja paciente. Pode demorar um pouco mais pra uma pessoa burra entender as coisas. Não fique irritado ou frustrado logo de cara -- dê à pessoa uma chance.
    • Se você se sentir ficando irritado com algo que a pessoa está dizendo, apenas repita na sua mente como um mantra "esta pessoa é estúpida, esta pessoa é estúpida, esta pessoa é estúpida", até que você se toque de que não há razão para se importar com o que a pessoa está dizendo.
    • Se você estiver muito irritado, faça uma contagem regressiva de 50 a 0, conte sua respiração, ou saia para caminhar -- faça o que for necessário pra você se acalmar antes de ter que encarar a pessoa de novo -- se é que você terá que fazê-lo.
    • Não dê a um burro a satisfação de saber que ele tem tanto poder sobre você. Se ele perceber que te afeta tanto, ele vai se sentir a pessoa mais inteligente da conversa.
  5. 5
    Peça a eles para clarificarem suas opiniões com fatos. Se você está realmente frustrado com um imbecil, então você pode fazê-lo parar de falar pedindo para que ele apoie sua opinião com fatos. É provável que essa pessoa tenha um monte de ideias que ele não consegue embasar. Pedir que ele ou ela faça isso irá fazê-lo (la) parar de falar besteira. Aqui vão algumas coisas educadas para se dizer para fazer a pessoa parar de falar:

    • "Ah, sério? Onde você leu isso?"
    • "Você está realmente falando sobre o artigo que saiu na Folha semana passada? Porque para mim, o artigo disse algo completamente diferente..."
    • "Que interessante. Você sabe a porcentagem de pessoas que realmente são desse jeito?"
    • "É fascinante que você tenha opiniões tão fortes sobre os Estados Unidos. Quanto tempo você já morou lá? Deve ter sido bastante tempo, para ter formado uma opinião tão interessante sobre o país."
  6. 6
    Ignore-os se não há opção melhor. Se por um lado ignorar pessoas é rude e imaturo, há alguns casos nos quais esta é a melhor opção. Se você está em um grupo, por exemplo, e não quer largar suas interações sociais por causa de um idiota, você pode agir como se a pessoa não estivesse lá, ou não responder a nenhum de seus comentários. Provavelmente, se as opiniões dele são realmente idiotas, alguém vai falar isso para ele -- ou, melhor ainda, todo mundo vai ignorá-lo também.
    • Se a pessoa dirige a palavra a você com um comentário imbecil, apenas sorria e aja como se ela tivesse falado algo agradável, ao invés de entrar na conversa.
    • Ignorar um idiota não é exatamente a forma mais educada de se agir, mas é uma ótima maneira de evitar que ela fale com você.
  7. 7
    Saia de perto sempre que possível. Sair de perto é uma opção fantástica, sempre que possível. Claro, você não pode simplesmente sair de perto de um patrão idiota, a não ser que queira colocar seu emprego em risco, mas você pode sair de perto de um imbecil aleatório que está gritando com você no mercado, ou sair de um lugar onde um idiota está apenas tentando irritá-lo. Sair de perto também é uma ótima forma de se acalmar, caso comece a ficar irritado.
    • Apenas diga, "Com licença, preciso ir", se o idiota é um pouco mais razoável, ou simplesmente saia de perto sem dizer nada se não há razão em se explicar.

Parte 3 de 3: Não Deixe que Eles Afetem Você

  1. 1
    Não leve pro lado pessoal. Pode ser quase impossível não levar para o lado pessoal algo realmente idiota, especialmente se foi dito numa tentativa de magoar você. Entretanto, se você realmente quer lidar com idiotas, a melhor forma de se fazer isso é não deixando que eles o afetem, e aprender a deixar qualquer coisa que eles disserem entrarem por um ouvido e saírem pelo outro. Se você levar para o lado pessoal e se ofender, você está dando ao idiota um poder que ele não precisa ter. Apenas lembre-se de que essas pessoas são idiotas, e que suas opiniões não deveriam importar para você.
    • Seu senso de valor próprio não pode ser ditato pelas opiniões de alguém cuja inteligência você nem ao menos respeita. Lembre-se disso na próxima vez que um idiota tentar fazê-lo se sentir inferior.
  2. 2
    Reconheça as forças deles (se tiverem alguma). Tentar ser positivo e dar ao idiota o benefício da dúvida é outra excelente tática para não deixar um idiota afetá-lo. Claro, talvez seu chefe não seja tão bom na hora de se comunicar, mas pense em tudo de positivo que ele fez para sua empresa. Talvez sua cunhada seja uma imbecil na hora de não revelar suas informações pessoais em público, mas ela é incrível na hora de fazer você se sentir melhor quando teve um dia ruim.
    • Lembre-se de que a maioria dos idiotas não é de todo mal, e que eles tem algumas qualidades também. É uma ótima coisa a se lembrar se você quer manter sua sensatez por perto de idiotas, especialmente se você está falando de alguém com quem terá que conviver bastante, por estudarem ou trabalharem juntos.
  3. 3
    Não reclame deles para outras pessoas. Claro, seu colega de trabalho ou aminimigo pode ter dito algo tão estúpido que você sente uma vontade profunda de contar aquilo pras dez pessoas mais próximas de você. Você pode até mesmo querer enviar um e-mail ou mensagem de texto para todo mundo, falando sobre todos os detalhes da estupidez dessa pessoa. Mas o que isso traria de bom? Claro, as pessoas vão concordar com você e concordar que a pessoa é idiota, mas no fim, isso apenas fará de você uma pessoa mais amarga, irritada, frustrada e incomodada.
    • E para piorar, isso dará ao idiota ainda mais poder -- se você realmente sabe que essa pessoa é idiota e irritante, então você não deveria gastar tanto tempo se preocupando com o que ele ou ela disse, certo?
    • Se o que a pessoa disse realmente incomodou você, você pode falar sobre isso com um amigo próximo, mas não deixe que isso vire uma obsessão ou que acabe com seu dia.
  4. 4
    Seja respeitoso sempre que possível. Isso pode parecer impossível frente a tanta estupidez, mas é precisamente por isso que você deve ser o mais respeitoso possível com uma pessoa que é profundamente idiota. Trate a pessoa como a Rainha da Inglaterra ou o presidente da sua empresa, se precisar. Tratar a pessoa como um ser humano que merece respeito fará de você alguém melhor -- e encorajará a pessoa a agir de uma forma mais digna no futuro.
    • Resista ao primeiro impulso. Claro, você pode ter a resposta sarcástica perfeita para o que foi dito, mas você deve se lembrar sempre de que não vai a lugar nenhum dizendo aquilo.
  5. 5
    Seja grato por todas as pessoas inteligentes na sua vida (incluindo você!).Lidar com idiotas no dia a dia fará você se sentir mais grato por todas as pessoas calmas, racionais e inteligentes que você conhece. Se você se sente constantemente incomodado com a idiotice alheia, é porque você provavelmente tem um grupo muito inteligente de amigos e familiares, e que você tem um padrão muito alto no que se refere à inteligência dos outros.
    • Ao invés de se frustrar com a burrice de alguém, lembre-se de que você tem sorte de ter uma namorada, melhor amigo, mãe ou amigos tão inteligentes. Isso fará você ser grato pelas pessoas positivas na sua vida, ao invés de deixar os idiotas afetarem você.
    Anúncio

Dicas

  • Isole-se da pessoa, se necessário.
  • Não entre em conversas; fale somente o necessário para que a pessoa lenta entenda.
  • Sempre mantenha a calma.
Fonte: http://pt.wikihow.com/Lidar-com-um-Idiota

No comments: